as empresas portuguesas são as que mais devem à banca

As empresas portuguesas apresentam uma dívida à banca de 105 por cento do PIB, contra uma média europeia de 80 por cento

http://ultimahora.publico.pt/shownews.asp?id=1190881

PUBLICO.PT | Última Hora | Economia   12-04-2004 – 10h37

Estudo do Fundo Monetário Internacional
União Europeia: empresas portuguesas são as que mais devem à banca

As empresas portuguesas são as que mais devem à banca entre os países que aderiram ao euro, revela um estudo do Fundo Monetário Internacional (FMI), hoje divulgado pelo “Diário de Notícias”.

As empresas portuguesas apresentam uma dívida à banca de 105 por cento do Produto Interno Bruto (PIB), enquanto as suas congéneres das seis principais economias europeias (Finlândia, Bélgica, Itália, França, Espanha e Alemanha) devem em média 80 por cento.

De acordo com o jornal, as dívidas das sociedades portuguesas ajudam a justificar a “quebra no investimento privado e o ‘enigma’ para o atraso na retoma económica” de Portugal.

Apesar de terem uma situação melhor do que a portuguesa, as dívidas das empresas das seis principais economias europeias também não são famosas e correspondem, segundo a OCDE, ao maior endividamento desde o pós-guerra. “Há apenas dez anos, o endividamento médio das empresas europeias não ultrapassava os 60 por cento”, adianta o estudo.

Em relação à situação portuguesa, o FMI diz que o endividamento começou em 1998, após as sucessivas baixas nas taxas de juro e em vésperas da entrada na moeda única.

Para os economistas, a solução das empresas portuguesas passa, agora, pelo desenvolvimento de negócios e pelo aumento da facturação.