a grande lata!

No Última Hora do Público temos um artigo insólito: Colin Powell teme ataque terrorista durante Euro2004 e Rock in RioEUA aconselham cautela nas viagens a Portugal.

Colin Powell no seu melhor estilo.
(artigo disponível aqui também)

EUA aconselham cautela nas viagens a Portugal

Colin Powell teme ataque terrorista durante Euro2004 e Rock in Rio

Os cidadão norte-americanos foram aconselhados a ter cautela nas deslocações a Portugal nas próximas semanas porque “existem terroristas que atacam pessoas em locais muito frequentados”, disse o secretário de Estado norte-americano, em entrevista à SIC Notícias, alundindo ao Euro2004 e ao festival Rock in Rio.

Questionado sobre as razões que levaram o Departamento de Estado a pedir cautela aos cidadãos norte-americanos que se desloquem a Portugal durante aqueles certames, Colin Powell recordou os atentados de 11 de Março em Madrid e lembrou que os terroristas atacam locais onde se concentram muitas pessoas.

“A razão porque pedimos cautela é porque existem terroristas que atacam pessoas em locais muito frequentados”, afirmou Colin Powell, durante uma curta entrevista ontem transmitida no programa “Sociedade das Nações”.

O secretário de Estado norte-americano disse ainda que “em vez de culpar o Iraque”, as pessoas devem recordar-se que o Iraque e o Afeganistão são agora países livre de “regimes cruéis” e para onde está a ser levada “paz, liberdade e democracia”.

Frisando que todos os países se devem unir para “lutar contra o terrorismo”, Colin Powell elogiou o papel que Portugal tem desempenhado: “Portugal está na linha da frente deste esforço e espero que assim se mantenha”, afirmou.

Sobre as fotografias que recentemente vieram a público e que retratam as sevícias infligidas por militares norte-americanos a prisioneiros iraquianos, Colin Powell mostrou-se consternado com a situação e manifestou o desejo de que “todos os responsáveis sejam punidos”. Contudo, o secretário de Estado norte-americano recordou que “ainda não está tudo esclarecido” e que “as investigações têm de continuar”.

Quanto à entrega de Saddam Hussein, capturado por tropas norte-americanas em Dezembro de 2003, às autoridades iraquianas, Colin Powell disse que “não foi tomada nenhuma decisão”, mas admitiu que o antigo presidente do Iraque “irá demorar um pouco a ir a julgamento”. O secretário de Estado norte-americano garantiu ainda que Saddam Hussein “está em segurança”.