Anacom vai obrigar a PT a baixar os preços de grossista

A Anacom vai de novo obrigar a PT a baixar os preços da Portugal Telecom enquanto vendedor grossista da Internet de banda larga.

Resta saber quando passa a PT a ser mais rápida a mudar um cliente de fornecedor de Internet? e quando reduz o tempo de entrega de uma linha a outro fornecedor de comunicações como a Novis ou a Oni. Tipicamente os clientes esperam em Portugal 2 meses para a PT se dignar a entregar uma linha?!?!? Isto é de facto irreal, especialmente quando sabemos que podem fazê-lo provavelmente em muito menos tempo… Não é aceitável!!!

http://ultimahora.publico.pt/shownews.asp?id=1202593&idCanal=82

Telecomunicações | Tecnologia   01-09-2004 – 21h17 | Telecomunicações

Anacom obriga PT a baixar preços grossistas da Internet de banda larga

Lusa

A Autoridade Nacional das Comunicações, Anacom, anunciou hoje que deverá obrigar a Portugal Telecom (PT) a baixar o preço que cobra aos concorrentes pela ligação à Internet de banda larga através da linha telefónica (ADSL).

Em comunicado, a Anacom diz que, “por deliberação de 26 de Agosto foi aprovado o sentido provável da decisão sobre a oferta grossista ADSL da PT” que pretende a descida dos preços e a flexibilidade das condições.

Fala-se em sentido provável da deliberação porque a PT tem dez dias para se pronunciar, período após o qual a Anacom tomará um decisão definitiva, que habitualmente reitera o conteúdo da primeira.

O órgão regulador quer que a PT disponibilize mais pontos de acesso e baixe o seu preço para 9.50 euros por mês, dos actuais 16 euros por mês.

A Anacom justifica as alterações com o facto da oferta da PT não cumprir o princípio “da orientação para os custos”, que determina que o preço cobrado terá de ter uma base mínima de justificação nos custos suportados.

Actualmente, o acesso dos prestadores de serviços de Internet (ISP) à rede da PT faz-se por vários pontos, mas a maioria do tráfego passa por apenas dois, localizados em Lisboa e no Porto, pelo que os concorrentes pretendem mais acessos, mais próximos dos seus clientes.

Os prestadores de serviços de Internet (ISP), nomeadamente a Media Capital e o Clix da Sonaecom, têm-se queixado da falta de concorrência no mercado de banda larga por causa dos preços grossistas praticados pela PT.

A Media Capital abandonou mesmo o mercado, em Agosto, alegando que os preços que a PT cobrava não permitiam a rentabilização do negócio.