ai portugal…

o artigo com o título “Nem o Euro 2004 Salvou o Elevador para Deficientes no Campo Grande”, que vem hoje no jornal Público, Local Lisboa deixa-me triste.

http://jornal.publico.pt/2004/06/07/LocalLisboa/LL07.html

Nem o Euro 2004 Salvou o Elevador para Deficientes no Campo Grande
Por FERNANDA RIBEIRO
Segunda-feira, 07 de Junho de 2004

Quando há uns anos foi feito o parque de estacionamento do Sporting, junto à estação de Metro do Campo Grande, a ideia era torná-lo acessível a toda a gente, como manda a lei. Para permitir às pessoas com dificuldades de locomoção aceder ao parque, situado do lado de lá da Avenida Padre Cruz, foi construído um elevador. Mas o que hoje se vê – uma imagem que perdura há já mais de um ano – é um elevador que logo na base está todo partido, com enormes e perigosas placas de vidro lá dentro, à mercê de qualquer mão mal intencionada.

As versões sobre o que originou tal descalabro são várias. No local, há quem diga que foi um carro que galgou o passeio e foi contra o elevador, mas um administrador da SP Gis, Formozinho Sanches, diz que aquilo é fruto de vandalismo. “Não conseguimos ter o elevador a funcionar mais de uma semana. Já desisti de garantir aos deficientes aquele equipamento. De cada vez que o arranjamos, dias depois aparece todo partido, por drogados e vândalos”. Mas porque é que nem sequer foram removidos os vidros? “Porque quanto melhor aspecto tiver o elevador, pior”, sustenta o administrador. Por isso, a ideia é ficar mesmo feio, porco e mau. E como “a ocupação do parque tem baixado muito” e a SP Gis acha que já gasta muito dinheiro a pagar com a vigilância do parque, gastar mais com o elevador é hipótese para esquecer. “Temos que aprender a viver na cidade que temos”, diz o administrador. Mas será que somos mesmo obrigados a conviver com cenários como aquele, mesmo às portas de um estádio onde se irá disputar o Euro 2004? E será que também ninguém vê, cá em baixo, no passeio, que foi recentemente arranjado, os sete pilaretes que foram arrancados e estão tombados no chão?