Balsemão inova + 1 x

O grupo Impresa coloca a Cândida Pinto como directora do Expresso, e entre outros convida o Daniel Oliveira (blog Barnabé).

Esta é uma das faces visíveis das mudanças operadas no grupo, pode-se dizer que este é um dos gestores portugueses que anda sempre relativamente adiantado no nosso tempo.

notícia no Público :: Média ou transcrita a seguir…

http://jornal.publico.pt/2004/11/26/Media/R04.html

Cândida Pinto Rende Fernando Madrinha
Sexta-feira, 26 de Novembro de 2004

na direcção do “Expresso”

A jornalista de televisão Cândida Pinto substitui Fernando Madrinha na direcção do semanário “Expresso” a partir de 1 de Janeiro. Este último vai dirigir a edição portuguesa do “Courrier International”, que o grupo Impresa começa a editar a partir do primeiro trimestre de 2005. Mas mantém a sua coluna no jornal. Cândida Pinto, que tem tido a seu cargo a área de grande reportagem da SIC (também da Impresa), disse ao PÚBLICO que nunca trabalhou em imprensa e que esta é uma área que tem empenho em conhecer por dentro. A mudança insere-se numa “política de mobilidade entre as várias empresas da Impresa”. A jornalista, que trabalhou na RDP, TSF e RTP, foi directora da SIC Notícias e tem-se destacado como repórter de guerra. No “Expresso”, vai ser o elemento de ligação entre a direcção e a “força móvel” a criar, a qual, segundo disse ao PÚBLICO o director, José António Saraiva, constituirá “uma alteração bastante radical do funcionamento da redacção”. Esta nova equipa vai reunir “jornalistas de várias secções, com o objectivo de acorrer aos temas de actualidade”, o que implica uma estruturação diferente do primeiro e segundo cadernos do semanário. Cada edição passa a ser estruturada em função da actualidade, explicou Saraiva. As secções “deixam de ter espaços burocraticamente determinados” e passam a ser planeadas de acordo com a importância da agenda.

Outra novidade tem a ver com os colunistas. O jornal quer reforçar a penetração na área do Porto, e por isso reforça as presenças do Norte: Miguel Veiga vai escrever na área de política social, Carlos Tê (letrista de Rui Veloso) sobre espectáculos, Manuel Serrão sobre desporto. Entra também Daniel Oliveira (do Bloco de Esquerda e um dos animadores do blogue Barnabé), com uma coluna sobre política. Saem Manuel Maria Carrilho, Duarte Lima e Alfredo Barroso. P.M.M. e J.A.C./PÚBLICO.PT