rede sem fios para quem vive no campo!?!

é mais ou menos isso que é proposto pelo encontro que vai acontecer na Dinamarca, entre 3 e 10 de Setembro de 2004 (3 dias de convenção e 10 dias de trabalho de campo). E já têm o programa disponível.

E o projecto da “rede da gente” em uk?

E isso faz-me lembrar alguns projectos giros como:

imagem do internet bookmobile - http://www.archive.org/texts/bookmobile.php/ – o Internet bookmobile que é uma carrinha com ligação à internet de banda larga por satélite e através da qual podemos navegar na Internet e escolher um livro dos milhares disponíveis e que já estão no domínio público, utilizando o arquivo – archive.org (fotos) e ainda saímos de lá com uma versão impressa na impressora laser que têm na carrinha – como aliás podem apreciar na foto do lado.
🙂
– o projecto de VoIP na Indonésia – VoIP Merdeka.
– e o projecto do Butão.

E ainda um artigo no Register inglês sobre o assunto.

nota:

Uma das redes que pode eventualmente ser usada como backbone de uma rede sem fios num país em vias de desenvolvimento será a RBGAN, que tem actualmente um custo de utilização semelhante ao GPRS (GSM), sendo no entanto praticamente omnipresente e portanto isenta de roaming que é normalmente mais caro. Por ser concorrente do GPRS tende a aumentar a velocidade, que é actualmente de 144 Kbps e quem sabe talvez venha a ser comercialiazada em regime flat fee (sem custo em função do volume de tráfego e tempo).

Por curiosidade no google encontrei um professor Jens Jakobsen da universidade Aalborg da Dinamarca que tem uma proposta curiosa. E que cita as palavras de Kofi Annan:

The new information and communications technologies are among the driving forces of globalization. They are bringing people together, and bringing decision makers unprecedented new tools for development. At the same time, however, the gap between information “haves” and “have-nots” is widening, and there is a real danger that the world’s poor will be excluded from the emerging knowledge-based global economy. … We need to think of ways to bring wireless fidelity (Wi-Fi) applications to the developing world, so as to make use of unlicensed radio spectrum to deliver cheap and fast Internet access. We also need to explore the possibility of creating an open international university. Surely, experts can think of many more ideas along these lines.
Kofi Annan, November 5 2002.